Psicologia Junguiana

Carl Gustav Jung foi um Médico Psiquiatra suíço, contemporâneo de Freud, que desenvolveu todo um trabalho de pesquisa sobre a psiquê, contido em suas obras com 18 volumes.

A Teoria é conhecida como Psicologia Analítica ou Junguiana.

 

A Terapia Junguiana trata o ser como um todo e busca a melhoria da qualidade de vida através da expansão da consciência.

 

O  inconsciente continua a "dominar" a vida de uma pessoa, trazendo todo tipo de dor e angústia até que ela se dê conta disso.

Jung disse "até que você torne o inconsciente em consciente, aquele irá direcionar a sua vida e você irá chamá-lo de destino.” 

Quanto mais nos tornamos conscientes de nossas sombras, personas e complexos, mais poderemos nos conhecer como seres únicos e lidar com o que nos incomoda, machuca e angustia.

O processo terapêutico consiste em aprofundar o conhecimento do que emana do inconsciente através da análise da fala, dos sonhos, símbolos trazidos pelo inconsciente,etc.

"Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos."(Jung)

Pode-se dizer que a terapia analítica baseia-se no encontro entre o centro da consciência (o ego) com o centro da totalidade psíquica (o self), ou seja, o encontro com o si mesmo.

 

Conhecer-se e tornar-se o que se é de fato, é um fator de grande importância. Segundo Jung: "Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar" pois “Aquele que olha para fora sonha. Mas o que olha para dentro acorda”

Um Psicoterapeuta Junguiano analisa a fala, e a não fala.

Reconhece a persona e o que está além dela.

Busca compreender os conteúdos inconscientes que se expressam de diversas maneiras.

O Psicoterapeuta dessa abordagem utiliza-se da imaginação ativa, de técnicas projetivas e expressivas e é comum, durante o processo, que o cliente tenha insight's e consiga ressignificar o passado, bem como expandir sua consciência, sua capacidade de transformação, trazendo do inconsciente todo o potencial humano, principalmente os potenciais criativos.

O cliente que faz uma Psicoterapia Junguiana jamais será o mesmo, pois sua capacidade para encontrar seu próprio caminho, decidir sobre seu destino e viver mais plenamente será naturalmente expandida.

“Eu não sou o que aconteceu comigo, eu sou o que eu escolhi ser.”(Jung) e só posso escolher, se me conheço bem, afinal, “Você não se torna iluminado imaginando figuras de luz, mas sim ao tornar a escuridão consciente.”(Jung)

Isso não é impossível, basta prontidão e desejo.

Janaína Mathias

Tel: (61) 998784653

©2017  JanainaMathias